O conhecimento necessário ao marketing muitas vezes está espalhado em diferentes bases de dados. O primeiro passo é recolher a informação.
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O primeiro passo consiste em recolher informação.
Parte 1: recolhimento de dados
Dados internos
Dados secundários
Os dados secundários são os dados fornecidos por empresas terceiras. Podem ser obtidas pelas fontes tradicionais, como a Nielsen ou o Ibope, ou pela Internet, como aqueles disponíveis em sites de agências governamentais (IBGE, INPI), de universidades ou de organizações globais sem fins lucrativos (OMC, FMI). Existem, também, empresas que oferecem consulta direta a seus bancos de dados como por exemplo o site Serasa Experian.
Hoje em dia vários sites brasileiros fornecem informações secundárias de qualidade sobre os mais diversos assuntos. É sempre bom, na internet, verificar se a fonte tem autoridade no assunto.
Dados primários
Existem várias formas de obter dados primários.
- A pesquisa por experimento: tem objetivo de testar relações de causa e efeito, permite observar novos dados e comportamentos de usuários, registrá-los automaticamente e armazená-los para investigações posteriores. Existem vários programas para tal, como WebTrends, Google Website Optimizer, SiteSpect, Omniture, Google Analytics, etc. Com as informações recolhidas você tem condições de desenvolver melhorias em suas estratégias de marketing e promover um uso mais eficaz do site.
- A pesquisa com grupos de foco: é feita reunindo-se seis a dez pessoas convidadas para discutir sobre um produto, serviço, empresa ou qualquer outro elemento de marketing. Consiste basicamente numa sala de bato-papo com um moderador que intervém para manter o foco da discussão.
- Os levantamentos: eles podem ser aplicados por meio de envio de questionários via e-mail ou disponibilização de formulários em sites.
Este é o primeiro artigo de uma série de 3. Os dois seguintes ainda não foram publicados.
Fonte: E-commerce, Série Marketing, FGV Management. [Webinsider]
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