quarta-feira, 29 de junho de 2011

3 Dicas para utilização de #hashtags por empresas.

MARKETING DIGITAL | 13 de junho de 2011 | Por Dennis Altermann |

Alguns dias atrás o leitor @diiegoleonardo perguntou se havia no blog textos referentes a uso de hashtags por empresas. Como realmente não havia nada específico sobre este assunto, resolvi usar este tema como pauta. Lembrando que sempre que houverem ideias de pautas, sinta-se livre para entrar em contato pelo Twitter, Facebook ou Email.

O Twitter nos trouxe as hashtags para ajudar a centralizar todo o conteúdo que tenha o mesmo tema. Esta forma ajuda as pessoas a acompanharem o que está sendo falado sobre determinado assunto e também possibilita que as pessoas saibam o que está acontecendo em determinados locais, sendo que o Twitter suporta atualmente alguns países e cidades.

Obviamente está ferramenta foi logo incorporada por empresas que perceberam que estas hashtags poderiam se exploradas comercialmente, pois ao atingir os Trending Topics do Twitter ganham muita visibilidade.

Então, o como e quais são as melhores formas de as empresas utilizarem está ferramenta?


Eventos físicos ou virtuais:
É meio impossível haver qualquer tipo de evento hoje em dia e não ter automaticamente uma repercussão (por menor que seja) dentro das redes sociais. As pessoas comentam sobre o evento, falam sobre ele, dão checkin no local e dão opiniões posteriores em seus blogs.

A utilização de uma única hashtag para centralizar as conversar em torno do evento acaba se tornando uma necessidade para ajudar a avaliar o retorno online que determinado acontecimento tem dentro das diversas mídias sociais.

Alguns exemplos que temos é o #smday, evento virtual começado pelo Mashable em 2010 que pretende comemorar o Dia Mundial das Mídias Sociais. A data oficial é 30/06 e esta hashtag ajuda a difundir o evento dentro das redes sociais e torná-lo cada vez mais conhecido. Nos dias próximos ao dia 30/06 é normal ver a hashtag entre os Trending Topics (assuntos mais comentados) do mundo.

Como escolher a hashtag certa?
Quando está sendo criada uma promoção, evento ou qualquer ação onde a hashtag deve ser definida previamente para ser utilizada depois, uma das grandes preocupações é criar uma que seja simples de usar e ao mesmo tempo identifique o que é necessário informar. Nestes casos há duas opções:

Defina algo simples e objetivo:
Lembre-se que no Twitter são apenas 140 caracteres, mas também lembre-se que quem a ver, deve entender sobre o que se trata.

Deixe que os usuários criem ela e apenas incorpore a que for mais popular:
Outra opção é esperar que os usuários mesmo criem as suas próprias hashtags e após isto, a empresa pode analisar qual está sendo mais utilizada para incorporar como oficial.


Para criar/escolher uma boa hashtag leve em considerações 3 coisas:

Twitter tem apenas 140 caracteres, seja breve;
As pessoas vão ver esta hashtag em diferentes locais, faça com que deixe claro sobre o que está falando;
Evite hashtags que são muito simples e possam ser confundidas com outras coisas;
Você também pode pegar carona em hashtags!
Procurando a diferenciação dentro do mercado, muitas empresas tem utilizado hashtags já existentes para entrar na conversa ou mesmo na brincadeira. Muitas das hashtags mais populares são utilizadas diariamente e ganham muito destaque, como #ff. Um bom exemplo teria sido neste último dia 12, Dia dos Namorados, onde a hashtag #felizdiadosnamorados ficou durante o dia todo no Trending Topics.

As empresas podem aproveitar brincadeiras do momento para se inserir na conversa também, como o perfil do @pontofrio fez alguns dias atrás ao participar do #SMBR1995, brincadeira que fazia brincadeiras como se o evento Social Media Brasil fosse em 1995. Como é possível ver no post Analisando a rede #smbr1995 da @raquelrecuero o perfil do @pontofrio foi um dos maiores influenciadores.

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