segunda-feira, 27 de junho de 2011

Briga de titãs na internet




As principais empresas da internet já se preparam para fechar o ano de 2011 com os cofres cheios e em alta. Esta semana, de acordo com as projeções da eMarketer, o Facebook, principal rede social da internet, deve fechar o ano com crescimento de 80,9% em propagandas, atingindo quase R$ 4 bilhões no período. O Google, por sua vez, atingirá metade dessa previsão, ultrapassando a marca dos R$ 2 bilhões. O Yahoo! aparece com um lucro ainda mais rentável: R$ 2,5 bilhões.

O sucesso do Facebook veio através da campanha que ele desenvolve nos Estados Unidos com displays ad, meio de publicidade que deve ganhar cada vez mais força nos próximos anos no que se refere ao marketing digital. O principal analista do eMarketer, David Hallerman, afirmou que a popularidade do Facebook cria uma diversidade de impressões de anúncios online principalmente por causa do formato único de seus banners. E foi nesse mesmo quesito que o Google, “monstro” e soberano dos links patrocinados, bateu o Yahoo! no primeiro trimestre do ano. Enquanto o Google abocanhou 14,7% dos anúncios através do display ad, o Yahoo! diminuiu para 12,3%.

A virada do Google tomou a imprensa mundial e animou ainda mais os investimentos da empresa, como os bilhões de dólares gastos com aquisições do DoubleClick e YouTube. Já o Yahoo! deverá ter problemas com o desfecho desse ano, já que o display ad é seu principal carro-chefe em vendas.

O Google também continua dominando o setor de search ads (anúncios em busca), com uma fatia de quase 60% no primeiro semestre, seguida pela Microsoft (8%) e Yahoo (7%). O sucesso do Google, no entanto, não ocorre pelos grandes investimentos, mas sim pelos pequenos e médios anunciantes. Essa revelação mostra o quanto as empresas estão apostando nesse tipo de mercado para alavancar as suas vendas.

Um estudo do IDC também mostrou que os investimentos com publicidade online cresceram mais de 14% no primeiro trimestre de 2011, chegando a quase R$ 16 bilhões. A publicidade em buscas continua a ser em formato mais popular, atraindo quase 50% dos investimentos no trimestre, enquanto a campanha por display ad ficou com 33%.

Os resultados divulgados mostram o novo perfil do empresário não só brasileiro, mas também mundial. A campanha de marketing digital literalmente domina as atenções na internet, deixando de ser vista como um mistério ou algo que não seja atrativo para as vendas.

Os empresários estão mais ousados e decididos em apostar cada vez mais forte em campanhas publicitárias pela internet. A abertura e expansão de novas redes sociais, bem como o barateamento da banda larga, que pode chegar a R$ 25 no Brasil, puxam o mercado real para dentro do virtual.

Esse foi um dos principais motivos para novos nichos, como as pousadas e hotéis. Um de meus clientes, o Villa Camboa, passou a ter um número muito maior de procura após a campanha de links patrocinados pelo nome Pousada Litoral Norte SP, ou apenas Pousada Litoral Norte.

Em um passado não muito distante, a briga virtual era ainda primária, com poucas empresas apostando na potencia de consumo de um internauta. Hoje, esse tipo de consumidor cresceu como uma avalanche, está aberto à publicidade e, principalmente, à venda oline. Pense nisso!

Por Fábio Grinberg, especialista em marketing digital e no desenvolvimento tecnológico de marketing para empresas. É proprietário da Mr. Grin e presidente da Top Google. Imagem: Google Discovery.

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