quarta-feira, 1 de junho de 2011

Como escolher um gerente de mídia social para sua empresa


Por ser uma assunto que está muito em evidencia, colocarei aqui uma postagem para saber como escolher um gerente de mídias sociais.
Hoje recebi um email da gerente de marketing de uma empresa multinacional. Ela solicitava uma orientação sobre como e onde poderia encontrar um profissional qualificado para atuar como “gestor em mídias sociais”. Especificamente, desejava saber quais são as características e critérios essenciais para avaliar os profissionais disponíveis no mercado. Como esse tipo de dúvida é frequente, decidi expor neste artigo os principais aspectos relativos a essa questão.
Coincidentemente, li ontem mesmo um artigo que trata justamente sobre o tema, intitulado “What to Look For When Hiring a Community Manager“.
Como se pode ver no artigo, um “gestor de comunidade” precisa possuir um conjunto de habilidades que incluem capacidades analítica, estratégica e criativa. Outro fator fundamental é definir desde já o nível de acesso a informações desse profissional para que seja viável sua atuação como um comunicador oficial da marca de sua empresa na Internet. É essencial que o profissional escolhido tenha acesso e autorização para divulgar informações de valor estratégico para o relacionamento com os clientes. Trata-se de uma capacidade de informar que vai bastante além da mera repetição das informações já disponíveis em seu website. O objetivo é fazer com que o público sinta que tem um “cúmplice” dentro da empresa, alguém em cujas informações podem confiar e respeitar.
Um exemplo prático é o caso de uma empresa que atendemos em que, inicialmente, toda informação era considerada “sigilosa”. Foi preciso repensar a estrutura de informação interna na empresa de forma que nossa equipe pudesse começar a trabalhar de forma eficiente. Muitas informações antes consideradas sigilosas foram publicadas de forma estratégica para ampliação do valor da marca no mercado sem que os receios iniciais da empresa quanto à divulgação dessas informações tenha se confirmado em sequer um único caso.
É fundamental também estabelecer diretrizes básicas para relacionamento com o público nas mídias sociais, abrangendo desde a obrigatoriedade de escrever em “português gramaticalmente correto” até como agir diante de reclamações de clientes ou de um ataque de trolls.
Como e onde encontrar esse perfil profissional no Brasil? Essa é uma dúvida muito frequente, sendo inclusive objeto de reportagens como a que se pode ler nesta entrevista ao JB. A meu ver, considerando a realidade do mercado nacional, existem duas opções preferenciais:
1) Contratar uma consultoria especializada para trabalhar em contato direto com um profissional interno de Marketing/RP da sua empresa. É desta forma que eu trabalho atualmente com empresas em variados segmentos. Essa é a melhor opção para empresas que necessitam do trabalho em mídias sociais mas não querem desviar o foco do seu core business.
2) Se houver efetiva necessidade de criar uma equipe interna, talvez pela complexidade das campanhas ou pelo volume de informações gerado pela atividade da empresa, recomendo que, para formar e gerenciar a equipe, seja deslocado um profissional da própria empresa. Esse profissional será, idealmente, originário do setor de Relações Públicas, Marketing. Mas também pode vir de outra área, desde que: (a) tenha a mente aberta para novidades (b) notável habilidade em relações humanas, (c) experiência em contatos diretos com as demandas dos clientes e (d) possua amplo conhecimento sobre a empresa.
Note que a ênfase é nos fatores relações humanas, cliente e empresa. Em última análise, esse profissional irá se relacionar com pessoas em uma mídia diferente daquelas com que ele já está acostumado. Assim, a experiência mostra que é mais fácil ensinar uma pessoa hábil em relações humanas a usar uma mídia diferente para fazer melhor o que já faz muito bem, do que ensinar habilidades de relações humanas a quem apenas domina a tecnologia.

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