quarta-feira, 29 de junho de 2011

Os primeiros passos para montar um projeto para a web.

Em meu último artigo, abordei alguns prós e contras do mercado de trabalho na web, além de citar o trabalho freelancer como uma opção para os profissionais da área. Agora, deixarei algumas dicas sobre como montar um projeto de marketing online.

Sei que, muitas vezes, quando temos um job em mãos já começamos a pensar em várias ações em redes sociais, a elaborar pautas, a pensar na construção de flyers de divulgação, entre outros. Mas não se precipite, pois é preciso planejamento antes de colocar a mão na massa.

Então, comece conhecendo o cliente: é pessoa jurídica ou física? O que será divulgado: produto, serviço ou marca? Qual o objetivo: fortalecer o nome da empresa, aumentar o contato com o público-alvo, captar cliente ou vender algo? Qual é o público-alvo: gênero, idade, classe social, interesses, região demográfica, entre outros. São diversos os fatores que se deve analisar para, a partir disto, começar a parte de pesquisa.

Esta parte de pesquisa irei explicar com um exemplo. Vamos dizer que o seu cliente quer divulgar os serviços da empresa na web. Então, você irá analisar como a marca do seu cliente está na web, ou seja, se tem mídias próprias, ganhas ou pagas. Também é preciso avaliar os concorrentes, como são divulgados esses tipos de serviços na web, quais são as marcas fortes, se já é um ramo que tem muita atividade na web e por aí vai. Enfim, você terá um bom trabalho de pesquisa pela frente.

Terminando estes processos, aí sim está na hora de começar a planejar o seu projeto. Mas isto já é assunto para um próximo post. Lembre-se que essas são algumas dicas e não uma fórmula de bolo, cada profissional segue a sua forma de atuação.

Artigo enviado pela leitora Natália Alves, webwriter e analista de marketing digital. @alves_nat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Assis, São Paulo, Brazil