1. Você sabe onde está pisando
2. Você sabe o que planejar
Ao realizar um monitoramento prévio nas redes sociais, sua empresa consegue que seu planejamento comunicacional digital seja mais preciso, pois já possui um conhecimento do cenário em que suas ações serão aplicadas. Ao conhecer o terreno, mais facilmente ações pontuais podem ser aplicadas de forma positiva e, caso algo não saia como o planejado, você já terá um plano B, pois como já conhece o mercado, ter uma válvula de escape é o mínimo necessário.
3. Você pode tentar abafar ou maximizar um buzz
Se há um buzz negativo sobre sua empresa nas redes sociais, o monitoramento é capaz de detectar tais movimentações e oferecer à sua empresa a chance de poder criar saídas e contornos para que a insatisfação desses clientes seja canalizada. Caso o buzz seja positivo – o que acontece muito – sua marca, empresa ou serviço pode utilizar esse solo fértil para continuar aplicando ações digitais com o intuito de maximizar e ampliar o alcance desses comentários favoráveis a você.
4. Você pode espiar o vizinho
É claro que um dos maiores benefícios em se monitorar uma marca nas redes sociais é a chance ímpar de poder espiar a grama do vizinho e aprender com os erros que o mesmo comete, assim como é possível seguir os passos positivos e produtivos que sua concorrência está dando e aplicá-los na sua própria empresa.
Esses benefícios, é claro, variam conforme a qualidade das ações de monitoramento e o ramo de atividade que sua empresa atua. Esses 4 itens listam benefícios que tal análise traz, e não necessariamente dão dicas de como você deve atuar. Tão importante quanto monitorar é ter o que monitorar. E para ter o que monitorar, sua empresa deve produzir e produzir sem parar, de forma frenética e com qualidade destacável. Um não existe sem o outro, pois sem produção, ainda não descobriram os benefícios em se monitorar uma empresa inexistente no universo digital.
In Ponto Marketing, por Cleyton Carlos Torres, jornalista e blogueiro.
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