quinta-feira, 2 de junho de 2011

5 passos fundamentais para seguir caso sua conta profissional seja invadida.

Está postagem é para deixar claro para todos que não estamos livres de pessoas com intenções negativas, nos causando muitos prejuízos, além é claro da dor de cabeça até tudo ser resolvido, mais claro que sempre mesmo depois de resolvido continuam aparecendo muitos problemas, então aqui tem algumas dicas.

Depois da experiência nada agradável de um artigo clonado ser enviado para ser publicado por um leitor, o perfil do @midia8 passou por mais uma situação nada confortável. Dois tweets, um por mensagem direta (DM) e um na timeline, foram publicados. Nada de anormal, se não fosse o fato de que as mensagens eram ofensivas, continham conteúdo impróprio e foram publicadas por alguém que de alguma forma conseguiu acesso à nossa conta. Bom, nada melhor do que vivenciar algo para relatar a experiência e produzir um postcom algumas dicas. Então, abaixo listamos 5 passos para você seguir caso sua conta profissional, sua ou da empresa, seja invadida. Confiram:

01. Apague a mensagem imediatamente

Se a mensagem foi publicada por você por por um terceiro que conseguiu acesso à sua conta, não importa. Apague imediatamente a publicação para evitar danos maiores daqueles já causados. O bom de ter sempre alguém de olho em nosso perfil fez com que evitássemos outros tweets invasores. Se você ou sua empresa não possui um profissional de olho, seus seguidores com certeza o avisarão, mas isso pode gerar um clima negativo e certo desentendimento.

02. Informe a todos o ocorrido

Não esconda nada de ninguém. Transparência na web 2.0 é fundamental. Não tenha medo de ser sincero e jamais tente encobrir algum fato negativo. Assim como no caso do artigo clonado, a primeira ação do @midia8 foi informar a todos que aquilo já havia ocorrido pela manhã e que todas as providências seriam tomadas para que novos invasores não publicassem novas mensagens. Apague e avise tudo o que ocorreu.

03. Troque todas as suas senhas

Não foque apenas na troca da senha da conta invadida. O acesso de aplicativos também deve ser revisto, assim como a lista de todos que possuem tal código. Troque também a senha do seu e-mail, pois o invasor pode entrar com o recurso "esqueci minha senha" e resgatá-la enviando para o seu e-mail, onde ele teria acesso. Pense como um cara sem caráter. Tente imaginar o que ele faria e bloqueie tudo.

04. Confira se não houve danos em outras contas

Confira e-mails, Facebook, Twitter, MSN, Orkut, YouTube, intranet e tudo mais que possa ser vinculado com o perfil invadido. O simples roubo de um notebook de uma das colaboradoras do blog na semana passada, em São Paulo, obrigou que todos nós reformulássemos contas, perfis e senhas. A demora em agir fez com que presenciássemos tweets indesejados.

05. Sua postura profissional o livrará de danos

Como o perfil do @midia8 é utilizado estritamente para publicarmos notícias e links referentes ao universo da comunicação, além de novidades do blog, nossos próprios leitores perceberam que algo havia de errado e nos informaram imediatamente. Se você usa sua conta de maneira imprópria constantemente, a chance de seus seguidores acharem que aquela publicação é realmente sua é muito alta, o que geraria um desconforto grande. Esse item 5 na verdade deve ser cumprido sempre, antes mesmo da sua conta ser invadida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Assis, São Paulo, Brazil