Mas, por que as empresas devem fazer monitoramento?
6 dicas de #comofazer o monitoramento
Saber as ferramentas de search existentes: saber onde procurar é essencial para o monitoramento. Por isso, colocarei abaixo os endereços dos searchs das principais redes sociais. A empresa também pode optar por utilizar ferramentas de monitoramento. Veja aqui um artigo com 8 ferramentas de monitoramento de mídias sociais e aqui mais 4 motivos para se realizar o monitoramento desses meios.
Entender a lógica de buscas: entender como funcionam os operadores para otimizar as buscas. Para esse passo recomendo que leiam um artigo especialmente feito para explicar os operadores.
Levantamento das palavras-chave: listar as principais palavras que serão utilizadas no monitoramento. Elas podem ser palavras institucionais, produtos, palavras de concorrentes, palavras de mercado e palavras gerais relacionadas a marca.
Refinamento das palavras-chave: depois de fazer um levantamento das palavras, é interessante refinar essa lista que, normalmente, é muito extensa. Para isso a empresa pode buscar as variações das palavras-chave relevantes, os resultados de erros de digitação e as pronúncias ambíguas ou pseudônimos.
Montagem das buscas: utilizar as regras dos operadores nas buscas que serão feitas em cada rede social. É muito importante entender como funciona a lógica de cada rede social e de cada operador para saber qual palavra-chave pode ser usada na mesma busca que outra e qual não pode. Depois é necessário testá-las em cada rede social para saber se as regras criadas estão corretas.
Definição da classificação e das tags: classificar é dizer se um comentário é positivo, negativo ou neutro, classificar todos os postos ou uma amostra, quando ele será positivo, negativo ou neutro. Tagueamento são as palavras utilizadas para classificar as citações (quais serão as tags utilizadas? Qual o critério?).
Escrevendo isso tudo na forma de um fluxograma, temos o seguinte:
Aproveitem as dicas!
Por Vinícius Pinto, analista de mídias sociais na Kindle, administrador pelo SENAI/CETIQT, estuda e pesquisa marketing, redes e mídias sociais. Tem um blog sobre o tema. @vini_pinto
Nenhum comentário:
Postar um comentário