quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dia mundial da mídia social será celebrado em 30 de junho.



Dia 30 de junho, quinta-feira, é o dia mundial da social media. Há quem discorde que a revolução das redes sociais é silenciosa. Mas o ponto essencial é que tem uma galera disposta a dar vida à onda da social media. E quando falamos em galera, não se engane... Estamos nos referindo também a pessoas de grande destaque. Há representantes de grandes organizações no circuito. O engajamento de empresários à cultura digital passa a ser uma necessidade vital na composição de estratégias dos negócios do futuro. Isso tem a ver com a lógica da nova economia e com os valores das marcas.

Como participar do dia mundial da social media

Os grupos já estão se formando nas cidades do mundo todo. Para citar um exemplo, este é o primeiro ano que Campinas estará sendo representada. Um grupo de consultores formou um comitê digital para movimentar uma agenda de eventos ligados ao tema. Este grupo já está interligado a uma rede mundial da Mashable. Quem quiser participar deste movimento basta registrar o seu nome lá. O termo que a Mashable utiliza para a formação dos grupos é meetups.

Porém é engano pensar que a revolução digital acontece somente no virtual. Os encontros, também conhecidos como "desconferências", fazem parte da dinâmica do engajamento virtual. A cultura digital faz surgir, por exemplo, os espaços coworking, uma espécie de escritório colaborativo. Neste sentido, o Comitê Virtual de Campinas, composto por aproximadamente 10 profissionais, já agendou um evento na Estação Guanabara, às 19 horas, para comemorar o dia mundial da social media. As vagas são limitadas. Este case ilustra o nível de articulação que já está rolando fora dos grandes centros urbanos.

Existe uma demanda real para os profissionais engajados nas plataformas multimídias: conscientização do mercado. É natural que os encontros trabalhem cases e divulguem experiências. No encontro em Campinas, por exemplo, a empresária Alexandra Capriolli, da Trip Linhas Aéreas, já confirmou presença. Um representante da Ci&T também já foi convidado. Estas duas organizações foram identificadas como cases de sucesso. A ideia é colocar uma lente de aumento em ações que estão dando certo no mundo corporativo.

Mercados do Futuro no dia mundial da social media

Aproveitando esta onda, o blog Mercados do Futuro estará produzindo uma série de posts a respeito do tema, repercutindo as iniciativas do Comitê Virtual. Também vamos lançar um calendário de eventos no Hub de Cultura Digital. Enfim, vamos dar vida à cultura digital e ao pensamento 2.0 – Thinking Web. A proposta central do comitê digital de Campinas é difundir a visão digital e somar esforços para que mais pessoas, principalmente empresários, entendam dessa nova lógica e dinâmica dos mercados.


A linguagem leve e descontraída não significa ausência de conteúdo e estratégias. Não é novidade que a nova realidade do mercado passa por profunda revolução evolvendo as plataformas digitais. E a linguagem mais direta, com uma "pegada" de descontração, integra este novo mundo capaz de dar vida às marcas. Vale destacar que quando falamos da cidade de Campinas nos referimos à RMC (Região Metropolitana de Campinas) composta por 19 cidades. 

Por Josué de Menezes, jornalista, apaixonado pelo estudo dos fenômenos da comunicação multimídia, plataformas de redes sociais e novos modelos de negócios. Idealizador do Mercados do Futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Assis, São Paulo, Brazil