quarta-feira, 20 de julho de 2011

Planejamento estratégico digital: indo direto ao ponto e ao alvo certo.





Escrito por Cibele Silva | 20-07-2011 | Planejamento
O planejamento estratégico deve equilibrar seu orçamento nas diferentes formas de comunicação: online ou offline. Identificando melhor seus públicos-alvo, traçando os objetivos de comunicação, desenvolvendo as mensagens, selecionando os canais de divulgação e promoção, decidindo sobre o composto promocional e mensurando os resultados, além de administrar o processo de comunicação integrada. Desta forma, as ações indicadas no planejamento estratégico estariam harmonizadas, a fim de se alcançar os objetivos pretendidos.
Sim, o planejamento é algo um pouco complicado que deve ser pensado e realizado com muita cautela. No mundo digital, não vejo muita inovação nos planejamentos; as agências e algumas empresas estão fazendo mais do mesmo – até parece que combinam todas as ações.
Felipe Moraes, gerente de planejamento da empresa Vostu e também um dos nossos colunistas, diz que “muitos profissionais acreditam que o planejamento precisa necessariamente de (somente) uma divulgação. Não é bem assim. O planejamento deve entender o mercado, cenários, concorrência e principalmente quem é o público-alvo. Entenda primeiro quem é o consumidor, depois em parceria com a criação, mídia e mídias sociais veja qual o melhor meio para impactar o consumidor”.
É exatamente isso que eu não vejo: “Entender o público-alvo”. Claro, você pode se comunicar para a massa, mas se não entender e criar ações específicas, muitas vezes você falará sozinho.
Para Leandro Bravo, coordenador de planejamento e estratégias em mídias sociais da In Press Porter Novelli, “nas mídias sociais, como em qualquer mídia, existem os players do mercado e é natural que a maior parte das estratégias sejam voltadas para eles. Mas as segmentações estão surgindo cada vez mais forte. Na In Press, por exemplo, fizemos uma estratégia para um cliente que precisava se comunicar com arquitetos e um dos caminhos propostos foi a de utilizar a rede social que a Abril criou para esse público, a Casa Pro, e para um outro cliente, com foco em moda, sugerimos uma ação dentro do ByMK.
São esses os princípios que devem ser seguidos. Não adianta falar muito no Twitter se o seu público não está lá. Não pense o quantitativo, pense no qualitativo e saiba defender isso para o seu cliente ou gestor.
Para finalizar, Leandro Bravo também explica que em um bom planejamento, deve-se pensar na ligação entre marca e consumidor. O que exige pensar no conteúdo, na necessidade do consumidor, na paixão que ele tem pela marca, na exclusividade e principalmente no relacionamento.
Realmente são muitos pontos a serem pensados no planejamento digital; aqui deixei alguns traços para serem pensados, numa tentativa de ver a inovação e criação contínua dentro da Comunicação Digital.

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