segunda-feira, 25 de julho de 2011

MOBILE MARKETING. POR ONDE COMEÇAR?


Com o ano de 2010 fechando com mais de 202 milhões de aparelhos celulares habilitados no país, as marcas que ainda não abriram os olhos para esse potencial estão fadas a ficar cada dia mais para trás enquanto outras marcas nadam de braçadas nesse cenário.
Experimente um dia sair de casa sem seu celular e veja o quanto você é dependente dele. Parece até que se sairmos sem o aparelho nossa necessidade de falar com alguém aumenta em dez vezes!
Em dezembro de 2010, pela primeira vez o pais teve mais celulares ativos do que a população, na casa dos 193 milhões de pessoas. Dificilmente veremos a população maior que celulares novamente. Graças a esse fato que muitas marcas começam a mirar nesse novo cenário de relacionamento com o consumidor. Até o M-commerce, ou comércio pelo mobile começa a despontar no Brasil como mais uma fonte de renda das marcas.
Mas apenas o fato de termos mais de 200 milhões de celulares ativos já credencia qualquer marca a entrar nesse mercado? Sim, credencia, mas vamos com calma nesse assunto, pois para uma marca entrar nesse cenário é preciso saber entrar, ou vai gastar dinheiro à toa.
O primeiro passo a entender, parece óbvio, mas é esquecido em algumas discussões é que a tela do celular é menor do que o monitor de um computador, logo, nem tudo o que está no site é preciso estar em sua versão mobile. A conexão via mobile é mais lenta que do PC, logo, mobile sites com muita animação, fotos, vídeos demora mais para carregar e pode perder audiência por isso.
Entendido o primeiro passo, que é bem básico, vamos para uma parte mais complexa que passa pelo planejamento estratégico do projeto. Não queira fazer um mobile site por fazer, pois será investimento de tempo e dinheiro jogados no lixo. Pense na estrutura básica do planejamento: Objetivo, público-alvo, estratégia, tática e retorno.
Por que ter um mobile site? Respondido isso, você tem o objetivo definido. A partir disso as coisas começam a ficar mais claras. O público da marca tem interesse em acessar ao site pelo mobile? O site é bem acessado? Qual o perfil do público e a penetração de internet móvel nesse público? Essas questões ajudam a definir se seu publico vai ao menos acessar o site via celular; ajuda também a definir um pouco mais e ir além do público “ambos 25+ Classe ABC”.
Definiu o objetivo e o público, está na hora de entender como impactar. A plataforma é o mobile mas será que é preciso apenas uma ação no mobile ou as pessoas precisam ser impactadas de outras formas para conhecer o projeto? A estratégia é fundamental. Definido isso, definisse como fazer acontecer, a parte tática, que é efetivamente definir o escopo e mostrar como o mobile site vai ser, que áreas, que conteúdo, que interação, como será a atualização e o que se espera que o usuário faça.
O retorno para a marca é conseqüência de um planejamento muito bem desenhado, amarrado e com objetivos claros. A partir daí, é trabalhar, mensurar resultados e avaliar a performance do mobile site.

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