sexta-feira, 8 de julho de 2011

Compartilhando conteúdo de sites nas redes sociais.



teoria de que uma pessoa está separada de qualquer outra no mundo por apenas seis pessoas, difunde o conceito de conexão. Uma pessoa está ligada a outra que, por sua vez, conhece várias outras. Estas relações formam uma rede infinita de conexões que tende a disseminar ideias e conhecimento. O grande exemplo desse efeito são as redes sociais na internet. E quando se trata de um site, como ficar fora dessa grande rede de distribuição de informações? São elas que disseminam uma novidade em segundos, que levam um nome aos trending topics no Twitter e fazem com que um fato vire notícia.
 
Hoje é imprescindível que um site tenha mecanismos de compartilhamento rápido e fácil. O Cafundó Estúdio Criativo, agência de mídias digitais que acaba de lançar o novo site do maior portal do mercado de comunicação de Santa Catarina, o AcontecendoAqui, pensou em uma estrutura de share interessante e também em dar algumas dicas das melhores estratégias de compartilhamento de redes sociais em sites.
 
A primeira estratégia a ser definida é a análise do público alvo que acessa portal, conta João Marcelo Donadel de Moraes, estrategista de mídias digitais do Cafundó. Segundo ele, a partir de um estudo de caso, por meio de pesquisas e dados, é possível visualizar qual o perfil dos usuários do site e saber quais redes sociais correspondem àquele determinado grupo de pessoas. 
 
O posicionamento dos botões de compartilhamento também é essencial. “É interessante que os links das redes sociais estejam sempre à mão. Eles devem acompanhar o usuário enquanto ele lê o conteúdo, estarem visíveis a todo o momento e movimentando-se junto à barra de rolagem, além de fixos nos destaques da home”, explica Benny Ricciardi, webdesigner do Cafundó. Outra dica importante é sobre o embedding, ou seja, a maneira de inserir os botões de compartilhamento no site. Existem muitos sites com tutoriais para blogs, como o addtoany e o sharethis. No entanto, como as próprias redes sociais liberam os códigos de seus botões, é interessante copiá-los diretamente da fonte. “Os códigos de compartilhamento são livres e muitas redes sociais disponibilizam seus botões oficiais com os quais o público já está familiarizado. Por que não usá-los?”, questiona Donadel de Moraes.
 
Artigo enviado por César Soto, branding connector do Cafundó Estúdio Criativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Assis, São Paulo, Brazil