quinta-feira, 14 de julho de 2011

Entrevista: Como a Tecnisa tem se beneficiado das mídias sociais.

Roberto Aloureiro é gerente de redes sociais da construtora Tecnisa, um dos maiores cases de sucesso de presença digital no Brasil.
Abaixo ele responde algumas perguntas sobre como uma empresa que não é de TI conseguiu virar uma referências nas redes sociais e também passa dicas para as empresas que querem ter maior presença online.
1- O uso de redes sociais é restrito para empresas de tecnologia, ou qualquer tipo de empresa pode obter bons resultados?
Qualquer tipo de empresa pode ter bons resultados. É claro que para certos produtos as redes sociais são mais fáceis de serem trabalhadas, mas veja nosso caso, somos uma construtora, que vende imóveis com ticket médio de 350mil reais e somos referência. Ou seja, uma boa estratégia é o que é mais essencial para se obter os bons resultados.
2- Como foi o começo da estratégia da Tecnisa em redes sociais?
Na verdade a pergunta deveria ser como as redes sociais entraram na estratégia da Tecnisa, pois temos uma estratégia de presença e venda on-line desde 2001.  Em 2006, criamos nosso blog corporativo e consideramos essa data como nosso marco zero nas redes sociais, de lá pra cá a coisa foi acontecendo organicamente e de forma bem natural, criando um canal de cada vez, conforme a necessidade, até que finalmente em 2008 a grande demanda exigiu a criação do cargo de gerente de redes sociais e de uma estratégia mais direcionada e bem definida nesse segmento.
3-Quais foram os principais resultados obtidos com a presença digital da Tecnisa?
Para nós o principal resultado são as vendas online  que representam 30% do total de vendas da empresa, além disso ganhamos grande reconhecimento de marca e somos referencia de atuação on-line não só em nosso segmento mas no mercado de forma geral.
4- Quais as dicas para os empreendedores que querem expandir sua presença em redes sociais?
A principal dica é olhar para dentro da empresa e saber se ela realmente pode se expor dentro das redes sociais.
A empresa deve se perguntar:
  • Temos foco no cliente?
  • Vamos resolver o problema do nosso cliente?
  • Vamos interagir?
  • Como vamos reagir às críticas que muitas vezes são duras e pesadas?
  • Vamos conseguir gerar conteúdo relevante?
Para saber mais sobre a presença digital da Tecnisa, confira os twitters do Roberto, daTecnisa, o blog e a página de cases da Tecnisa em mídias sociais.

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